segunda-feira, 2 de agosto de 2010

(In)Verdades Mentirosas

Na verdade, e é bem verdade isto que vou dizer, não sei ao certo se todas as verdades nós deveríamos saber.

As verdades são criadas para nos encorajar, nos estimula a acreditar que somos capazes de fazer tudo que imaginarmos, mas na verdade, essas verdades são mentiras.

As mentiras nos ajudam a não machucarmos pessoas que ainda não estão preparadas para acreditarem em si, a verdade machuca, feri, a verdade dói. E se vai doer porque dizer afinal?
Porque então nos darmos ao prazer de simplesmente sermos portadores dessa verdade?
Enquanto houver pessoas desacreditadas em suas próprias habilidades, haverá as mentiras para mostrar-lhes que sim, elas são capazes.

Já perceberam que é mais fácil dizer verdades para nossos inimigos do que para nossos amigos? Nós não temos receio de machucar a quem nós não gostamos, e sem a demagogia de que amigo que é amigo sempre diz a verdade.

Então se dizer verdades é tão ruim, chegamos a inevitável questão: Mentir é bom? Uma mentira apreciada ou concordada é uma verdade que se forma.

A verdade atormenta, persegue, corrói, mostra algo que não gostaríamos de ver, nos mostra caminhos para o qual não queremos seguir, e neste confuso contexto entre o que se faz e o que se houve, achamos abrigo nas mentiras.

As mentiras são as únicas que não te enganam, que você realmente sabe aonde vai e porque vai, a mentira não te abandona, não te desencoraja, as mentiras te impulsionam a fazer tudo que você teria medo de tentar, e é verdade... Elas não te abandonam.

De certo, é que elas vão andar sempre juntas, umas contrárias as outras, uma discussão sem voz que só nos mostra o quanto somos frágeis.

Mentiras são verdades que criamos para viver a vida que gostaríamos, enquanto verdades são mentiras que escondemos para não mostrar o que realmente sentimos.

E se isso é verdade ou não, só você saberá!


Bons Ventos!!
Tchau.


Autor: Zélio Marulo Jr.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

24 comentários:

  1. Mentiras têm seus momentos certos assim como as verdades, também, precisam ser ditas em momentos oportunos.

    ResponderExcluir
  2. Ja ta na hora de vc escrever um livro viu,sempre q vejo os texto passo pra uma colega minha,ela fica encantada,pq é bom ne...
    Muito bom mesmo...Mentiras nós da forças pra continuar...

    ResponderExcluir
  3. Uffa! veio em boa hora!

    Mentiira! quem nunca contou uma "zinha" pra agradar alguém... Tipo, aquele presente que vc recebeu (q não gostou) e vc disse que adorou, que era tudo que vc qriia ... rsrsrs


    Acontece!


    bjos

    ResponderExcluir
  4. Por mais que verdades doam, verdade é a verdade, mentiras só machucam mais uqnado são descobertas!
    parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. Por pior que possa ser a verdade doi menos que a descoberta de uma mentira.
    Viver a mentira é fugir de si mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Eu queria viver de verdade as mentiras que existem em filmes e novelas!
    :)

    ResponderExcluir
  7. A verdade não existe. E se existir, a verdade é a minha. Para começar, cada pessoa tem um conceito de verdade. Os protestantes dizem conhecer a verdade, os católicos dizem que a verdade é o céu e o inferno e os espíritas dizem que a verdade é a evolução do espírito. A minha verdade é a terceira opção. E o que dizer sobre nossos livros de história? Aquilo é verdade? Tão verdade quanto Plutão é um planeta ou quanto a terra é chata. O que os jornalistas mostram na TV é verdade? É a verdade apenas da manipulação. Tudo é uma questão de valor. Se a informação vale mais sendo verdade, verdade ela será, do contrário, será mentira.

    ResponderExcluir
  8. Mister Neurotic, esse é o X da questão, onde está a verdade? a Verdade está onde cada um a procurar.

    abraço.

    ResponderExcluir
  9. A mentira é uma coisa muito comum entre milhares e milhares de pessoas. Por causa dela, muitos tem sofrido terríveis consequências. Reinos, casamentos, famílias, vem sendo destruídos.

    ResponderExcluir
  10. Salumiel, não querendo discordar de você, mas acho que o que acaba com tudo isso é a verdade que está escondida atrás dessas mentiras.

    ResponderExcluir
  11. Queria agradecer ao comentário-elogio lá no De Analgésicos & Opióides.

    Agora quero dizer algumas coisinhas:

    1. teu blog é sensacional!
    2. adorei a fotografia "a la" Teatro Mágico.
    3. a mentira e a verdade se confundem a tal ponto, que não sabemos, ao certo, quando é uma e quando é a outra. A verdade pode ser o sentimento que justifica a mentira. A mentira, pode ser a verdade e ainda assim machucar.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom...

    http://blog.supersapo.net/

    ResponderExcluir
  13. Tati, obrigado pela visita.
    A foto foi no show do Teatro
    e concordo plenamente com o que dissestes.

    abraço.volte sempre.

    ResponderExcluir
  14. Oláa =]
    mentiras são necessarias as vezes! rs
    para nao magoar alguem.
    o blog ta massa
    to seguindo
    http://www.novalexandrianet.blogspot.com/
    bjo
    leticia

    ResponderExcluir
  15. Leticia, obrigado pela visita.
    volte sempre.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. a verdade é a melhor camuflagem. Ninguem acredita nela!

    ResponderExcluir
  17. De fato algumas verdades às vezes pode machucar, pode ferir, pode desiludir. É verdade também que a mentira pode agradar, satisfazer, trazer o bem. Mas a mentira tem a desvantagem de ser efêmera. Ela não dura muito tempo. E seja por você ou por outra pessoa aquela pessoa para quem você está mentindo um dia saberá de toda a verdade. E por mais que ela sofra, é a verdade. Não tem como fugir. Você pode saltar alguns obstáculos se sustentando na mentira, você pode ganhar algumas coisas com a ajuda da mentira, mas nada será tão melhor do que você consegui tudo isso com a verdade. Nada é perfeito, tudo tem suas falhas, e porque tentar escondê-las com mentiras? Se não se tem coragem de falar a verdade é melhor evitar contar uma mentira. Na dúvida, é melhor silenciar.

    Muito obrigada pela visita ao meu espaço.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. Como dizia Cazuza: mentiras sinceras me interessam!! É mais ou menos por aí... rsrsrs

    Bruna

    P.S: Sou fã desse blog!

    ResponderExcluir
  19. Verdade...mentira...
    Nietzsche sempre enche muito a minha cabeça sobre isso!rs

    até...

    ResponderExcluir
  20. Ai Ju, essa questão sobre verdades e mentiras é realmente muiiiito complicada, mas ainda sou da corrente que diz "me magoe com a pior verdade, mas não me iluda com a melhor mentira". De certo que existem as ditas "mentirinhas" que são, na verdade, de ocasião. Coisas pequenas que não precisamos dizer naquele exato momento pra não magoar, ofender ou envergonhar o outro, mas que poderá ser dita no momento oportuno, na hora certa e da maneira correta. Sei que essas questões são complicadas pq se desdobram em muitas vertentes, fazendo com que surjam as mais diferentes opiniões, mas digo que a verdade sempre prevalece, a verdade vinda daquilo que desejamos pra nós mesmos e, acredito, aplicamos ao próximo, não sem atropelos pelo meio do caminho, mas com a intenção de acertar sempre. Pelo menos é um desejo que vem lá do fundinho do meu coração....hehehehehehehe!!!!
    Xeroooo e continua tocando o barco ai amigoooo...Lú.

    ResponderExcluir
  21. Lú, pode deixar que de forma alguma quero que o povo saia faland mentira a torta e a direita por ai não.

    abração!!

    ResponderExcluir
  22. bom eu ñ sei falar muitas mentiras 1º eu começo logo a gagejar...kkkk...mais sempre falamos algumas mesmo que inocentes ate pq ñ sou nenhuma santa....kkkk...mais tenho um grande problema é q sendo amigo ou ñ eu sempre falo a verdade na cara sem nem pensar nas concequencias e quando venho pensar ja é tarde...pq as vezes as pessoas ñ estão preparadas para ouvir a verdade e preferem continuar na mentira axando q aquilo é verdade...como diz uma amiga minha...que wal é essa minha gente...kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Muito bom seus textos!! leio sempre!
    a quem mostro, todos adoram!! Parabéns Zélio!
    já sou uma fã!

    beijos

    Ju Fortes

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 INOPORTUNO