domingo, 6 de fevereiro de 2011

#Apagão



FAVELA, DROGAS, MISSÉRIA, CADEIA. Nada de engraçado a não ser que isto aconteça no Nordeste. Há pouco tivemos um apagão que deixou grande parte do nordeste sem energia elétrica e pra variar “sulistas” não perderam tempo em achar que o povo do Nordeste não só merecia isso como também é culpado por toda miséria e destruição que aconteça no Brasil.

É lamentável que nos dias de hoje o povo Nordestino seja tão desrespeitado e agredido desta forma, pelo simples fato de terem nascido no Nordeste. Parece-me talvez que haja uma espécie de temor por parte dos “sulistas” em que o povo Nordestino cresça, evolua, apareça. Muito mais do que raiva ou qualquer tipo de repugnância.

Me lembro de um tempo não tão distante assim, onde nos ensinávamos coisas como cidadania, amor, espírito de compaixão e principalmente respeito. Como valores tão benéficos a vida humana podem ser tão banalmente deixados de lado pura e simplesmente a favor da raiva, da ignorância e do preconceito?

Talvez para os “sulistas” seria melhor apagar o nordeste do mapa, assim como seu povo. Mas NÃO! NÃO! E DIGO A VOCÊS QUE NÃO!!

O Nordeste não pode ser apagado, muito menos o seu povo, porque não da pra apagar da história  Zumbi dos palmares o líder quilombola que lutou contra a opressão, tendo o dia da sua morte se tornado o Dia da Consciência Negra. Não da pra apagar da história ‘vidas secas’ de Graciliano Ramos, ‘Auto da Compadecida’ de Ariano Suassuna, ‘O Quinze’ de Rachel de Quairoz entre várias outras obras literárias de grandes escritores nordestinos.

Nem tão pouco podemos deixar de lado quem muito contribuiu para o cenário musical no Brasil, como Djavan, Lenine, Chico Science, Zé Ramalho, Elba, Alceu Valença, Dominguinhos, entre tantos que tive o capricho de não por nesta lista para ser um pouco mais breve. Mas vocês sabem muito bem que não acaba por aí não é mesmo? Como apagar da memória Marco Nanini, Arlete Salles, Lázaro Ramos, Wagner Moura, Chico Anysio, Renato Aragão e etc?

Não é fácil viver no Nordeste, mas é maravilho ser Nordestino, não é simples ficar escutando sempre que o povo Nordestino não vale nada e nem contribui para o avanço do Brasil mas muito mais pesado que isto é saber que carregam um fardo grandioso e muito mais importante. O de Serem Guerreiros, de serem um povo que não desistem antes de alcançar seus objetivos, de um povo que luta e que lutou a vida inteira por igualdade, oportunidade, justiça e acima de tudo contra o preconceito.

O Nordeste não se curva diante de ofensas, nem seu povo se exalta diante de elogios, são simples, hospitaleiros, mas não são fracos e não vão deixar que uma parte do Brasil queira denegrir sua história, seu povo e suas glórias, isso NÃO!

Não lutam, muito menos competem para serem os melhores, mas lutam e competem para saberem que deram o melhor de si e nesta luta contra o preconceito não vão recuar. Darão o melhor que tiverem para não serem mais oprimidos, e quando o fim do dia chegar olharão para trás e verão que valeu a pena. Valeu muito a pena.


Grande Abraço.
Bons Ventos!!

Zélio Marulo Jr.

Eu digo sempre que das três virtudes teologais chamadas, eu sou fraco na fé e fraco na qualidade, só me resta à esperança. Eu sou o homem da esperança.

Ariano Suassuna.

               












# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

3 comentários:

  1. Putz...Não entendo mesmo essa "antipatia" (eufemisno)pelo Nordeste
    Caramba isso é revoltante ...como São Paulo (por exemplo) um estado FEITO por migrantes (a maioria nordestinoS) pode ter tanta gente COM esse pensamento estúpido?
    Gente hipocrita que esquece suas origens...

    O nordeste tem um valor inestimavel...FAZ parte do Brasil
    Tem uma cultura riquissima... e um povo que luta tanto pela vida...
    Não merece o tratamento que recebe...

    ResponderExcluir
  2. ótimo texto! eu na verdade sou contra qualquer tipo de preconceito,já escrevi sobre isso no meu blog.Quanto ao nordeste e seu povo,esse tipo de preconceito é um assunto recorrente aqui em casa,eu sou do Rio,mas meu filho é descendente de nordestinos da parte do pai,tenho maior orgulho disso e ensino ele a ter também.Esses dias um amiguinho perguntou se ele também era "paraíba"(apelido dado aqui a todo mundo que nasce da Bahia pra cima),esse amiguinho é alagoano e na escola o chamam assim... pena,mas vamos fazendo a nossa parte,como podemos,pra que isso diminua a cada dia...
    abraços...

    http://cnavega.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, Zélio!
    Sou nordestina com orgulho. E, além de desrespeito há muito ignorância por parte daqueles que falam mal do Nordeste ou discrimina os nordestinos. Ignorância principalmente cultural, como podemos perceber pelas pessoas ilustres que você citou e pelas que conhecemos. É lamentável.

    Abraço e bons ventos para ti.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 INOPORTUNO